Histórico do batalhão
DENOMINAÇÃO HISTÓRICA DO 71º BIMTZ
BATALHÃO DUARTE COELHO
O 71 Batalhão de Infantaria Motorizado (71BIMtz) - Batalhão Duarte Coelho, sediado em Garanhuns-PE, iniciou oficialmente suas atividades em 1967.Organização Militar criada pelo Decreto N 60.394, de 11 de março de 1967, teve seu aquartelamento inaugurado a 10 de agosto do mesmo ano. O ato contou com a presença do Exmo Sr Presidente da República, ARTUR DA COSTA E SILVA, que se fez acompanhar de seus ministros, do Governador do Estado de Pernambuco, NILO COELHO, e do Comandante do IV Exército, Gen Ex RAFHAEL DE SOUZA AGUIAR, além de grande número de figuras do cenário político nacional da época.
O terreno foi adquirido e doado pelo então Prefeito de Garanhuns, AMILCAR DA MOTA VALENçA, que fez a solicitação de recursos a Sociedade local, por intermédio de projeto entregue a Câmara de Vereadores. Ao longo de sua existência o 71 BIMtz conquistou vitórias significativas. Ainda em Jan 69, foi elevado a Batalhão Tipo II e, em Jan 87, transformado em Batalhão Tipo III. Em abril de 1970, foi criada, em seu aquartelamento, a Escola General Sampaio, conhecida como Pelotão Mundico, destinada a educação de crianças pobres da região. No mês de abril de 1993, com a presença do Exmo Sr Ministro do Exército, Gen Ex ZENILDO GONZAGA ZOROASTRO DE LUCENA, foi concedida, em Portaria Ministerial, a denominação histórica Batalhão Duarte Coelho e entregue o Estandarte Histórico ao 71 BIMtz. Em outubro de 1994, a Organização Militar foi contemplada com uma Banda de Música. A partir de 1998, a Unidade adotou um novo Quadro de Organização, passando a contar com uma Base Administrativa Tipo A, 03 (três) Companhias de Fuzileiros e uma Companhia de Comando e Apoio. No mês de junho de 2000, em Portaria do Cmt Ex, o Batalhão foi designado como Força de Ação Rápida (FAR) do Comando Militar do Nordeste (CMNE), passando a ter máxima prioridade em pessoal e material.
No que se refere ao emprego de tropa, conforme vocação operacional do CMNE, ao longo desses anos, o batalhão recebeu missões voltadas para as ações de segurança integrada e, ainda, representou a 10ª Brigada de Infantaria Motorizada em exercício de defesa externa no Teatro Amazônico, como a Operação Amazônia/2010. Com orgulho, mobilizou uma Companhia de Fuzileiros de Força de Paz para integrar contingentes de 2006, 2009 e 2011, do BRABATT, no Haiti. Além desses, em 2010, contribuímos com um pelotão reforçado no Contingente Emergencial enviado imediatamente após o terremoto que assolou o país amigo.
Desde a sua inauguração, a OM mantém a integração com a comunidade local cada vez mais viva e forte, participando de inúmeras atividades de cunho social em atendimento aos diferentes segmentos da sociedade. Neste pedaço de chão nordestino, o Batalhão permanece vigilante a serviço do Exército e da Pátria, tendo como principal atividade o preparo dos seus quadros e da tropa, visando a manutenção da operacionalidade para o cumprimento das missões constitucionais atribuídas as Forças Armadas.
Redes Sociais