71º Batalhão de Infantaria Motorizado comemora 51 anos de existência
Garanhuns (PE) - No dia 09 de março, o 71º Batalhão de Infantaria Motorizado (71º BI Mtz), Batalhão Duarte Coelho, realizou uma solenidade a fim de comemorar seus 51 anos de existência. O evento contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, com destaque para a vereadora Carla Patrícia, Presidente da Câmara Municipal de Garanhuns e do Juiz da Comarca de Garanhuns, Dr Márcio Bastos, bem como de familiares e convidados.
Ao longo dos seus 51 anos, no que se refere ao emprego de tropa, o batalhão recebeu missões voltadas para as ações de segurança integrada, missão de paz e de segurança de grandes eventos. Integrou os contingentes de 2006, 2009, 2011 e 2016, do Batalhão Brasileiro de Força de Paz - BRABAT, no Haiti, além de, em 2010, integrar o Contingente Emergencial enviado imediatamente após o terremoto que assolou o país amigo. Contribuiu com a segurança da Copa do Mundo de 2014, bem como de diversas Operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), com destaque para a pacificação do Complexo da Maré, enviando um efetivo considerado de militares para o Rio de Janeiro.
Dentro das ações subsidiárias e como parte do Programa Emergencial de Distribuição de Água Potável no Semiárido Brasileiro, a Operação Carro-Pipa, o 71º BI Mtz coordena a distribuição de água potável em 43 municípios localizados no agreste e parte do sertão pernambucano, beneficiando cerca de 180.000 pessoas.
Durante a solenidade foram entregues Diplomas de Amigo do Batalhão Duarte Coelho ao Secretário de Planejamento do município de Garanhuns, Sr Carlos Carvalho, Ao Diretor Geral e Acadêmico, Sr Airon de Melo e ao Diretor Administrativo, Sr José Renato Ferro, ambos da Universidade Federal Rural de Pernambuco/Campus Garanhuns, como reconhecimento pelos relevantes serviços prestados ao 71º BI Mtz.
Encerrando a solenidade, Oficiais e Praças da reserva ativa do Exército desfilaram em posição de destaque a frente da tropa, com destaque para os antigos comandantes do 71º BI Mtz, Coronel Antônio Mendonça e Coronel Carlos Maurício de Albuquerque Melo.
Redes Sociais